sábado, fevereiro 09, 2008

Vipassana Yoga - Yoga de Atenção

Vipassana Yoga - Yoga de Atenção é um olhar para dentro, é uma ajuda na compreensão do que se passa nos acontecimentos entre corpo/espírito. É uma experiência espiritual profunda – se for feito com atenção. Isso implica que as posições (Asanas) e os movimentos (Kriyas) sejam feitos lenta e concentradamente. A respiração e os movimentos são coordenados e as correntes de energia vital (Prana) que aparecem são observados atenciosamente.
A Vipassana foi desenvolvida / descoberta por Budda, quando se encontrava à procura da origem da miséria. Hoje em dia, a Vipassana é conhecida como uma prática de meditação, mas erradamente só se dá atenção à meditação sentada, em vez de incluir todos os aspectos do ser humano, tal como o sentar, andar, estar de pé e deitado. Num breve olhar sobre Satipatthâna Sutra, o texto explicativo de Budda sobre a atenção, não restam dúvidas de uma interpretação assim.
No Vipassana Yoga não se percebe o corpo/espírito como substância do ego, é mais um acontecer de processos do corpo/espírito onde não se encontra um ego mudável, alma, espírito e substância. Daí resulta uma abertura na corrente do movimento corpo/espírito, que é uma experiência profunda de cada momento e que não deixa espaço para egocêntricos.
Tudo isso corresponde com as sabedorias fundamentais do “não ser” (Anatta) do Budismo

Treino de atenção da Burma Segum Mahasi Sayadaw

Novo Horário!

3ªf as 19.30 - 20.30h e as 5ªf as 19.30 - 20.30h no Tubodensaio, Figueira da Foz

1 hora / sem. - 20 € / mês
2 horas / sem. - 30 € / mês

Sem comentários:

Enviar um comentário