terça-feira, setembro 14, 2010

Novas Insrições abertas para Yoga Vipassana


Vipassana Yoga - Yoga de Atenção é um olhar para dentro, é uma ajuda na compreensão do que se passa nos acontecimentos entre corpo/espírito. É uma experiência espiritual profunda – se for feito com atenção. Isso implica que as posições (Asanas) e os movimentos (Kriyas) sejam feitos lenta e concentradamente. A respiração e os movimentos são coordenados e as correntes de energia vital (Prana) que aparecem são observados atenciosamente.
A Vipassana foi desenvolvida / descoberta por Budda, quando se encontrava à procura da origem da miséria. Hoje em dia, a Vipassana é conhecida como uma prática de meditação, mas erradamente só se dá atenção à meditação sentada, em vez de incluir todos os aspectos do ser humano, tal como o sentar, andar, estar de pé e deitado. Num breve olhar sobre Satipatthâna Sutra, o texto explicativo de Budda sobre a atenção, não restam dúvidas de uma interpretação assim.
No Vipassana Yoga não se percebe o corpo/espírito como substância do ego, é mais um acontecer de processos do corpo/espírito onde não se encontra um ego mudável, alma, espírito e substância. Daí resulta uma abertura na corrente do movimento corpo/espírito, que é uma experiência profunda de cada momento e que não deixa espaço para egocêntricos.
Tudo isso corresponde com as sabedorias fundamentais do “não ser” (Anatta) do Budismo

Treino de atenção da Burma Segum Mahasi Sayadaw


3ªf as 19.30 - 20.30h e as 5ªf as 19.30 - 20.30h no Tubodensaio, Figueira da Foz

1 hora / sem. - 20 € / mês
2 horas / sem. - 30 € / mês